BNDES faz história com a Aracruz Celulose

Criada em 1972, a Aracruz Celulose foi uma das primeiras empresas que o BNDES apoiou com participação acionária, contribuindo para que o País atingisse a condição de produtor auto-suficiente e exportador de papel e celulose. Ainda na década de 70, a Aracruz dava seus primeiros grandes passos rumo à competitividade. Em 1978, por exemplo, a companhia iniciava as atividades de sua fábrica.

A participação decisiva do BNDES contribuiu para que a Aracruz Celulose viesse a se tornar destaque mundial: ela é a maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto vendida globalmente para fabricantes de diversos tipos de papéis: sanitários, de imprimir e escrever, e papéis especiais. Só em 2001, a companhia registrou uma produção de 1,271 milhão de toneladas e receita líquida de R$ 1,351 bilhão.

As operações florestais da Aracruz abrangem 170 mil hectares de plantios próprios de eucalipto nos estados do Espírito Santo e Bahia, intercalados com 87 mil hectares de reservas nativas de propriedade da empresa, que são mantidas intocadas para assegurar o equilíbrio do ecossistema.

As atividades silviculturais da empresa abrangem ainda outros 37 mil hectares de plantios de eucalipto dentro do Programa de Fomento Florestal. A iniciativa é desenvolvida em parceria com mais de dois mil produtores rurais locais, seguindo um dos preceitos do BNDES - o de apoiar projetos que tenham como prioridade a preservação do meio ambiente.



Outras:
. Petroflex fortalece parque industrial brasileiro
. Brasil lança o Proálcool
. Carajás e as conquistas da Vale
. BNDES financia pólo petroquímico no Nordeste
. BNDES faz história com a Aracruz Celulose
. A energia que gerou uma cidade
. Manchetes da Década de 70
. Brasil descobre primeiras amostras de petróleo
. País entra na era da alta tecnologia
. PIB brasileiro cresce 14%
















Década de 50Década de 60Década de 70Década de 80Década de 90