Ponte Presidente Tancredo Neves liga Brasil e Argentina

 

O intercâmbio entre as duas principais economias da América do Sul se torna mais forte em meados da década de 80. Situada no início da BR 469, a cerca de 4 km da foz do rio Iguaçu, a Ponte Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Puerto Iguazú, na Argentina, é inaugurada em 29 de novembro de 1985. Sua estrutura é formada por duas pistas de tráfego e dois costamentos para passagem de pedestres, além de um complexo alfandegário de 2500 m² de área construída em cada lado, que abriga repartições aduaneiras e policiais, sanitários e postos de informação turística.

Com acesso de 2 km pelo lado brasileiro e 3 km pelo lado argentino, a Ponte Tancredo Neves tem extensão de 489 metros e um vão livre de 220 metros, um dos maiores do gênero no mundo. São 16,5 metros de largura por 72 metros de altura.

Antigo sonho dos dois países, a ponte começou a sair do papel em 1983, com a cerimônia e lançamento da pedra fundamental da Ponte sobre o rio Iguaçu, realizada pelos presidentes João Batista de Oliveira Figueiredo, do Brasil, e Reynaldo Bignone, da Argentina. Na mesma data foi expedida uma Ordem de Serviço para a construção da Ponte, por um consórcio de empresas.

Dois anos depois, os Presidentes José Sarney, do Brasil, e Raul Alfonsín, da Argentina, inauguravam a Ponte Tancredo Neves.



Outras:
. Suape torna o Nordeste mais competitivo
. Ponte Presidente Tancredo Neves liga Brasil e Argentina
. Angra 1: o Brasil na vanguarda da geração de energia
. E o metrô chega à Zona Norte do Rio
. BNDES na vanguarda da globalização
. Amazônia gera energia para o Brasil
. Manchetes da Década de 80
. BNDES equilibra investimentos regionais
. Brasil avança na exportação de bens de capital
. País se mobiliza pelas diretas
















Década de 50Década de 60Década de 70Década de 80Década de 90