Uma revolução em Três Marias

Minas Gerais foi responsável por uma das maiores revoluções dentro da estrutura energética do Brasil. Com o propósito de aproveitar o potencial hidráulico para gerar energia e assim garantir o desenvolvimento da indústria do estado, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou em 1962 um dos principais projetos de sua história, ousado para a época, mas que representou um marco na história da companhia: a barragem de Três Marias.

São Francisco, Três Marias foi também um dos grandes projetos na área de infra-estrutura apoiados pelo BNDES. Sua barragem tinha o objetivo de gerar energia, regularizar o rio para proteger as populações contra as cheias, favorecer a navegação, fornecer águas para a região e irrigar as lavouras. Com 2.700 metros de comprimento e um reservatório de 21 bilhões de metros cúbicos de água, 2.221 Km acima da foz do rio, ela foi construída com recursos da Comissão do Vale do São Francisco.

Três Marias significou um desafio para a engenharia brasileira. Localizada na parte central de Minas Gerais, compreende os municípios de Felixlândia, Morada Nova de Minas, Biquinhas, Paineiras e Barreiro Grande, que tiveram parte de suas áreas inundadas na construção da represa. Posteriormente, toda a área se transformou em pólo turístico. Três Marias serviu de laboratório para futuros empreendimentos. Nas décadas seguintes, seriam construídas outras grandes usinas, como Jaguara, Volta Grande, São Simão e Miranda.

 

Foto: Divulgação



Outras:
. Zona Franca reduz desigualdades regionais
. Castello Branco transporta a prosperidade paulista
. Uma nova política de proteção ao índio
. Com o Banco Central, o sistema bancário evolui
. Uma revolução em Três Marias
. Em 1965, uma revolução na telefonia brasileira
. Manchetes da Década de 60: Eletrobrás gera energia para um novo Brasil (1962)
. Aumentam as exportações de industrializados
. Com indústria forte, Brasil descobre poupança e consórcio
. Futebol brasileiro dá um show no México
















Década de 50Década de 60Década de 70Década de 80Década de 90