BNDES realiza o sonho da geração de energia

Na residência de verão do Governo, no Palácio do Rio Negro, em Petrópolis, o Presidente Juscelino Kubitscheck, em 28 de fevereiro de 1957, criava a Central Elétrica de Furnas S.A., com a missão de construir uma usina que evitaria o colapso energético da Região Centro-Sul do Brasil: a Hidrelétrica de Furnas. Em 1958 tinham início as obras de barragens e túneis de desvio da Usina de Furnas. A companhia adquiria também equipamentos para a construção de linhas de transmissão e já tinha frentes de trabalho em plena atividade. Era iniciada a construção da LT Peixoto-Furnas-Belo Horizonte, para suprir a capital mineira com a energia da Hidrelétrica de Peixoto.

O sonho de JK ganhou impulso com a participação do BNDE. Em 1959, tiveram início as primeiras ações do projeto financiadas pelo Banco. FURNAS dava impulso às suas obras civis e iniciava os trabalhos relativos à LT Furnas-São Paulo. Dedicava-se, ainda, às obras de desvio do rio Grande, através de dois túneis de derivação. No segundo semestre, era iniciada a construção da Linha Furnas-Belo Horizonte, de 345 kV. Hoje, Furnas é composta por dez usinas hidrelétricas, duas termelétricas e 18 mil quilômetros de linhas de transmissão.

"O BNDES teve partipação decisiva na elaboração e na execução do Plano de Metas do governo JK, programa que implantou a infra-estrutura necessária para que o País pudesse se modernizar", comenta Lucas Lopes, presidente do BNDES de 1956 a 1958.



Outras:
. Parque siderúrgico evolui com o BNDES
. O BNDES e a evolução do Porto de Santos
. BNDES realiza o sonho da geração de energia
. O Destino do Banco de Desenvolvimento
. Manchetes da Década de 50
. Tomou posse a primeira diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
. Na Copa da Suécia, o mundo conhece Pelé
. BNDE aprova primeiro financiamento
. Os jogos inaugurais e a Copa do Mundo
. Surge a TV, mas o rádio AM se renova e fortalece
















Década de 50Década de 60Década de 70Década de 80Década de 90