Castello Branco transporta a prosperidade paulista

Classificada no início dos anos 60 como a maior rodovia da América Latina, a Presidente Castello Branco (SP 280), que liga a cidade de São Paulo às proximidades da divisa com o estado do Paraná, representou um marco na estrutura rodoviária brasileira, se utilizando de modernas técnicas de engenharia. Projetada em 1961, após oito anos de estudos, com o nome de Auto-Estrada do Oeste, a estrada começou a ser construída em 1963. Mas somente em 1967 teve seu nome alterado para Rodovia Presidente Castello Branco, por intermédio do decreto número 48275.

Responsável por tornar mais curtas as distâncias dentro do estado mais rico do País, a Castello Branco foi inaugurada em três etapas. A primeira, em 10 de novembro de 1968, ligando São Paulo a Torre da Pedra, numa extensão de 170km. O segundo trecho, em 31 de janeiro de 1971, levou mais 58km até o entroncamento de São Manoel e Avaré. A terceira e última fase, com 74km, foi até o acesso à SP 125, já próximo ao Norte do Paraná, em 1992.



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