E o metrô chega à Zona Norte do Rio

Projeto que sempre contou com o apoio do BNDES, a expansão do metrô do Rio de Janeiro ganhou destaque na década de 80 com sua chegada a diversos bairros da Zona Norte. Em novembro de 1981 era inaugurada a linha 2, que contava apenas com as estações São Cristóvão e Maracanã e foi considerada uma grande conquista da população carioca.

No ano seguinte começaram as inaugurações complementares do trecho norte, com o início das operações das estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña (esta última apresentou recentemente a maior demanda de passageiros do ano 2000, com mais de 10 milhões de entradas). O ano de 1982 também foi marcado pelo início da integração tarifária do metrô com as barcas, beneficiando o enorme número de pessoas que percorrem todos os dias o trecho Rio-Niterói.

As obras de expansão seguiam a todo vapor. Em 1983, entravam em operação as estações Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma e Irajá. Já o ano de 1984 foi aquele em que teve início a operação comercial da linha 2, com 5 trens nos dias úteis, em intervalos de 5 minutos e 30 segundos. No mesmo ano foi batido o recorde de entradas no sistema, com 490.282 passageiros - o motivo foi a realização de um comício pró-diretas na Candelária. O ano de 1988 também foi histórico para o metrô. A estação Triagem foi inaugurada em julho de 1988, ano em que ocorreu a criação do bilhete de integração metrô/trem. Combinar distâncias mais curtas com transporte de qualidade significa melhor qualidade de vida!

 

Foto: Metrô Rio



Outras:
. Suape torna o Nordeste mais competitivo
. Ponte Presidente Tancredo Neves liga Brasil e Argentina
. Angra 1: o Brasil na vanguarda da geração de energia
. E o metrô chega à Zona Norte do Rio
. BNDES na vanguarda da globalização
. Amazônia gera energia para o Brasil
. Manchetes da Década de 80
. BNDES equilibra investimentos regionais
. Brasil avança na exportação de bens de capital
. País se mobiliza pelas diretas
















Década de 50Década de 60Década de 70Década de 80Década de 90