Dora Isabel do Araújo Andrade - Fundadora da ONG Edisca

Nasceu em Fortaleza (CE), em 1959. Filha de pai professor e advogado e mãe poetisa, pedagoga e professora de história. Estudou dança nos Estados Unidos e na França. Em 1991, fundou a ONG Edisca.

"Nasci em Fortaleza, Ceará, tenho 43 anos, e sempre fui uma pessoa apaixonada pela dança. Há dez anos idealizei uma ONG cuja missão é a de promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes, visando formar cidadãos sensíveis, criativos e éticos através de uma pedagogia transformadora centrada na arte. Antes disso já havia tido algumas escolas, mas foi atuando no sertão, em cidades como Quixadá e Sobral, que vivi minhas experiências mais compensadoras. Sentia uma alegria especial ao apresentar a outros segmentos que nunca tiveram acesso à fruição da dança, espetáculos de dança que propunham algo além do mero entretenimento.

Nunca deixei de me envolver com os mais pobres, mas o caminho da intervenção social através da arte não é um caminho fácil, tanto que eu estava desanimada quando um amigo indicou-me para a seleção da Ashoka, uma organização não-governamental que apóia empreendedores sociais. Fui aceita e minha vida começou a mudar. Ali, pela primeira vez, vi que não estava sozinha; até bem pelo contrário, percebi que havia uma verdadeira legião de "malucos" que lutava para transformar a dura realidade das pessoas menos favorecidas. Animada com essa experiência, criei a Edisca e voltei ao trabalho com as populações de periferia. Hoje estamos numa nova sede e eu continuo a fazer aquilo que sempre me proporcionou satisfação. Em minha maneira de ver, uma significativa parte do processo educativo acontece de maneira sutil, com grande poder formativo: a arquitetura, os equipamentos e a ambientação proporcionam bem-estar, concentração e sentimento estético. O conjunto do espaço físico, decoração e obras de arte expostas permanentemente compõe, junto com a educação ativa, a totalidade da Edisca, onde meio e fim se conjugam e proporcionam o diferencial pedagógico."

>> Este depoimento é parte integrante da exposição comemorativa dos 50 anos do BNDES, realizada na sede do Banco no Rio de Janeiro. A mostra, organizada pelo Museu da Pessoa, reúne histórias de um grande número de brasileiros que tiveram sua vida transformada pela ação do BNDES.



Outras:
. Raí - Diretor da Fundação Gol de Letra.
. NILDEMAR SECCHES - Ex-Diretor do BNDES
. Isac Zagury - Diretor do BNDES.
. FERNANDO PERRONE, ex-Diretor do BNDES e Sérgio Besserman, presidente do IBGE.
. EDUARDO MODIANO, ex-Presidente do BNDES
. Oscar José Gonçalves - Produtor cultural e Diretor de Artes Cênicas e Música da FUNARJ
. Sérgio Soares de Almeida - Entregador de Pizza na Rocinha (RJ)
. Ricardo Pinto Nogueira - Superintendente Bovespa
. Oldemar Alonso Cordeiro - Ferroviário Aposentado
. Marilda Martins Monteiro - Funcionária Pública aposentada
. Maria Pedroso Marcommim - Agricultora Paranaense
. José Benedeti Marcommim - Agricultor em Santa Terezinha de Itaipu (PR)
. João Bosco - Fotógrafo
. Gezo Rodrigues de Almeida - Produtor rural em Goiás
. Francisco Plácido Henriques - Gráfico paraibano
. Dora Isabel do Araújo Andrade - Fundadora da ONG Edisca
. Ademir Sebastião Longatti - Pároco em Tiradentes (MG)
. Henrique Morelenbaum - Maestro e professor
. Mauro Thibau, Ministro de Minas e Energia no período de 1964 a 1967
. Márcio Fortes - Ex-presidente do BNDES
. Lula Vieira, Publicitário, um dos diretores da V&S Comunicações
. Depoimentos sobre a desestatização
. Eleazar de Carvalho Filho - Presidente do BNDES
. Henrique Lessa - Caminhoneiro
. Rachel de Queiroz - Escritora
. Depoimentos Diversos
Projeto Memória / 1982