Ricardo Pinto Nogueira - Superintendente Bovespa

Nasceu em Mateus Leme (MG), em 1951. Formado em Economia, fez pós-graduação em Finanças no COPPEAD/UFRJ. Trabalhou na Embrasa, no Itamaraty e na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Atualmente é superintendente executivo de operações da Bovespa.

"Minha família é toda mineira, todos nascemos numa cidadezinha chamada Mateus Leme. Mas nos anos 60, ali por volta dos meus dez anos, mudamos para Divinópolis, onde montamos uma papelaria, que foi crescendo, foi crescendo e acabou se tornando uma pequena gráfica. Minha primeira anotação na carteira profissional foi feita pelo meu pai, quando eu já era auxiliar de escritório lá. Acho que foi dessa experiência que surgiu o desejo de aprofundar meus conhecimentos em economia. Fiz a faculdade em Juiz de Fora e a pós-graduação no Rio, na UFRJ. Ali eu me voltei para a área de finanças, que era uma área muito forte devido à inflação da época.

Nesse período, por volta de 1980, eu recebi um convite para trabalhar numa empresa chamada Embrasa (Empreendimentos Brasileiros S.A.), que era subsidiária do BNDE, ainda sem o 'S'. Fiquei lá por dois anos fazendo o acompanhamento do investimento de firmas nas quais o banco tinha participação. Caso houvesse demanda de aumento de capital, era preciso verificar se havia ou não viabilidade para o investimento. Nessa época, o intuito do governo e do BNDE era financiar empresas privadas nacionais que fossem líderes de setor, para enfrentar a forte concorrência estrangeira. Depois de dois anos no exterior, passei a trabalhar na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, onde fiquei por dezoito anos, até que, em junho de 2000, com a migração do mercado de capitais para São Paulo, decidi mudar também para continuar minha vida profissional. Além de ter começado a vida numa empresa ligada ao BNDES, nesses anos todos, sempre tenho tido algum tipo de contato com o pessoal de lá. É uma alegria para mim, pois considero que o banco teve e continua tendo um papel histórico no Brasil nessa parte de fomento e desenvolvimento do mercado de capitais."

>> Este depoimento é parte integrante da exposição comemorativa dos 50 anos do BNDES, realizada na sede do Banco no Rio de Janeiro. A mostra, organizada pelo Museu da Pessoa, reúne histórias de um grande número de brasileiros que tiveram sua vida transformada pela ação do BNDES.



Outras:
. Raí - Diretor da Fundação Gol de Letra.
. NILDEMAR SECCHES - Ex-Diretor do BNDES
. Isac Zagury - Diretor do BNDES.
. FERNANDO PERRONE, ex-Diretor do BNDES e Sérgio Besserman, presidente do IBGE.
. EDUARDO MODIANO, ex-Presidente do BNDES
. Oscar José Gonçalves - Produtor cultural e Diretor de Artes Cênicas e Música da FUNARJ
. Sérgio Soares de Almeida - Entregador de Pizza na Rocinha (RJ)
. Ricardo Pinto Nogueira - Superintendente Bovespa
. Oldemar Alonso Cordeiro - Ferroviário Aposentado
. Marilda Martins Monteiro - Funcionária Pública aposentada
. Maria Pedroso Marcommim - Agricultora Paranaense
. José Benedeti Marcommim - Agricultor em Santa Terezinha de Itaipu (PR)
. João Bosco - Fotógrafo
. Gezo Rodrigues de Almeida - Produtor rural em Goiás
. Francisco Plácido Henriques - Gráfico paraibano
. Dora Isabel do Araújo Andrade - Fundadora da ONG Edisca
. Ademir Sebastião Longatti - Pároco em Tiradentes (MG)
. Henrique Morelenbaum - Maestro e professor
. Mauro Thibau, Ministro de Minas e Energia no período de 1964 a 1967
. Márcio Fortes - Ex-presidente do BNDES
. Lula Vieira, Publicitário, um dos diretores da V&S Comunicações
. Depoimentos sobre a desestatização
. Eleazar de Carvalho Filho - Presidente do BNDES
. Henrique Lessa - Caminhoneiro
. Rachel de Queiroz - Escritora
. Depoimentos Diversos
Projeto Memória / 1982