Israel Blajberg

24h na Vida de um Brasileiro

Dia clareando, Zé da Silva de pé pronto para mais uma jornada. Direto para o banho, água não falta, o BNDES esta financiando a companhia. A Prefeitura também, com o nosso PMAT a arrecadação certamente vai aumentar.

Comprar o pão nosso de cada dia. Seu Manoel da padaria modernizando o estabelecimento, graças ao Promicro da FINAME. leite na caixinha também tem o apoio do Banco, são milhares de pequenos produtores de bacias leiteiras com recursos do BNDES. 250g de presunto. Veio lá de Santa Catarina, se não fosse o nosso Programa de Apoio a Suinocultura e Tratamento de seus Dejetos, os porquinhos iriam transformar os rios em esgotos a céu aberto.

Toca o celular, todas as empresas de telecomunicações são apoiadas pelo Banco, as crianças reclamando, se arrumando para a escola, vestindo roupas produzidas com tecidos das empresas têxteis financiadas pelo Banco, que abastecem as fabricas de roupas, que fornecem tanto para o pequeno comercio como grandes redes de lojas, na rua ou em shoppings, e toda essa cadeia financiada pelo Banco, ate o bicho da seda é criado com recursos do banco. Cada fio de tecido financiado 3 vezes antes de vestir as crianças. E tudo ambientalmente correto, de preferência usando tecnologia limpa, resíduo zero.

E supermercados? Também financiados pelo banco, grandes ou pequenos, uma loja ou 100 lojas. Grandes shoppings e super-mercados empregam milhares de pessoas.

Rápido para o carro, a montadora do veiculo, para variar foi financiada pelo Banco. Fabrica moderna, atraiu dezenas de fabricantes de auto pecas, também financiadas pelo banco, todas gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Aço e plásticos vieram das usinas financiadas pelo banco, datando da fundação em 1952, usando minério arrancado das entranhas da terra com o apoio financeiro do Banco para grandes e pequenas mineradoras. Só não pode fazer gusa com a mata nativa. ajudamos a salvar um pouco das florestas em Carajás e na Amazônia. Quando o carro acabar, tudo aproveitado Nem pneus vão para o lixo, o banco financia reciclagem de plásticos e borracha em peças e utilidades, economizando insumos e energia.

Saúde não fica de fora. Dezenas de hospitais e casas de saúde apoiadas pelo Banco. Santa Casas de diversos estados, com dividas acumuladas, receberam o apoio do Banco para alongar o passivo e ter mais fôlego para desempenhar as suas caridosas missões.

Chegando na escola, crianças já pensando nas próximas ferias, hotéis espetaculares financiados pelo Banco, parques temáticos e museus, idem idem. Ver filmes financiados pelo BNDES (Lei do Audiovisual). Enquanto isso estudam usando livros e cadernos produzidos com celulose e papel das fabricas apoiadas pelo Banco. Mas o que eles gostam mesmo é do computador e da INTERNET - fabricas de micros nacionais financiadas pelo BNDES, e o software também, pelo Pro-Soft. E-commerce e E-governo também tem toda prioridade aqui no Banco. Alias a professora passou hoje o tema Ecologia. As crianças lembram de Chico Mendes, cuja cooperativa o Banco financiou lá em Xapuri, no Acre. Ele esteve aqui no Banco para assinar o contrato, apenas alguns dias antes do destino o levar. Mas não faltará cadeia para os culpados, a nossa Área Social financia modernas penitenciarias para diminuir o déficit prisional.

A viagem é de avião, se importado, certamente o aval do Banco garantiu o financiamento externo, como Agente do Tesouro Nacional. Mas se nacional, foi o Banco que financiou a fabrica e ajuda a vender nossos aviões lá fora graças a FINAME Exim, que também financia nossas exportações de produtos manufaturados e commodities. Já financiamos ate geradores nacionais para a Usina de 3 Gargantas, na China, atravessamos os 7 Mares levando a Bandeira Brasileira.

Na hora do almoço, produtos fresquinhos, quem sabe quanta coisa foi plantada e colhida com o nosso apoio? Da alface a soja, da maçã ao suco de laranja. E se for para exportar a produção, lá esta o Exim.

Zé da Silva toma o metrô para ir a faculdade. Como de costume, as estações e via permanente do Metro foram financiadas pelo Banco, e ainda o material rodante produzido nas fabricas apoiadas pelo BNDES. Alias, se Zé da Silva fosse de onibus de trem ou de barca, teria outros motivos adicionais para se orgulhar de trabalhar no órgão que financia quase todo o transporte de massa em circulação no Brasil, através da FINAME. E se for carga, lá esta o banco financiando as ferrovias, portos, hidrovias, navios (FMM), seja lá o que for que se mova em terra, mar e ar.

Se desse tempo, ate iria rezar numa igreja, e para tanto não faltam as remodeladas com apoio do Banco (Lei Rouanet). Chegando na faculdade, uma placa com o logotipo do Banco. Sim, são quase 500 milhões de reais aplicados em dezenas de universidades de norte a sul do pais, com jurinhos bem camaradas, a perder de vista.

Lembram quem há 40 anos ajudou a criar a pós-graduação no Pais? Basta andar pelos campus universitários e ver as placas nas paredes. Já existia o FUNTEC, um dos primeiros fundos que apoiou a pesquisa no Brasil.

As melhores cabeças do Banco diariamente vencem desafios com muita criatividade, engenharia financeira e estudos. maquina de pensar com 32 gerencias de estudos e 52 unidades operacionais, alem de 34 unidades administrativas de gestão financeira, administrativa e de recursos humanos, alem de uma rede de quase 200 bancos, pràticamente todas as agencias do Sistema Financeiro Nacional. Portanto o BNDES tem mais de 20 mil portas, onde quer que haja uma agencia ou um posto, é só entrar e falar com o gerente. E nem precisa sair do escritório pois o financiamento também pode ser solicitado pela pagina do Banco na Internet.

O BNDES completa 50 anos inovando desde a criação. 1632 funcionários ajudando o desenvolvimento do Brasil, há 50 anos concedendo centenas de financiamentos por dia, do Oiapoque ao Chui, na nobre missão de atender ao nosso maior Cliente: o Povo Brasileiro.



Outras:
. 50 anos de História para ler e guardar
. Anna Christina Pereira Varella
. Edson Celestino Cabral
. Gelson Vila
. Hamilton de Mesquita Pinto
. Israel Blajberg
. Julio Amadeus Gomes
. Juzoe Poubel Bastos
. Marcelo Jose Cunha de Vasconcelos
. Maria de Fatima Torres de Queiroz