Tomou posse a primeira diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico

 

Jornal do Brasil - 26/07/52 - 1ª página do 2º Caderno

Tomou posse a primeira diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico

No gabinete do ministro da Fazenda foram empossados ontem, os diretores e membros do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico.
Tomaram posse dos seus cargos os Srs. Ari Frederico Torres, presidente; José Soares Maciel Filho, diretor superintendente; Roberto de Oliveira Campos e Glycon de Paiva Teixeira, diretores; João Daudt de Oliveira, Lucas Lopes, Cleantho de Paiva Leite e Guilherme Arinos Lima Verde de Barroso Franco, membros do conselho.
Presidiu ao ato o Sr. Horácio Lafer, ministro da Fazenda, estando presentes os Srs. Lourival Fontes, chefe do gabinete civil da Presidência da República; senador Ivo de Aquino, deputados Osvaldo Trigueiro, Maurício Joppert, Edson Passos, Lauro Lopes, João Agripino, Israel Pinheiro, Daniel de Carvalho; Srs. Ricardo Jafet, presidente do Banco do Brasil; general Edmundo de Macedo Soares e Silva, Bejamim Soares Cabello, presidente da Cofap; ministro Valder Sarmanho, ministro Burke Knapp, presidente da Seção Americana da Comissão Mista Brasil - Estados Unidos; Ariosto Pinto, presidente da Caixa Econômica  Federal do Rio de Janeiro; Dario Crespo, presidente do Conselho Superior das Caixas Econômicas Federais; Ernesto Barbosa Tomanik, presidente da Bolsa de Valores de São Paulo; professor Santiago Dantas, Mário Camara, delegado do Tesouro Nacional em Nova York; Alfredo Pessoa, Eduardo Saigh e Décio Ferraz Novais, diretores da Associação Comercial de São Paulo; Gastão Eduardo Vidigal, Andrade Queiroz, diretor geral da Fazenda Nacional, diretores do Tesouro; funcionários da Comissão Mista e numerosas outras pessoas de relevo nos meios políticos, administrativos, financeiros e comerciais do País.


Discurso do Ministro da Fazenda

Após a leitura dos termos de posse, o ministro Horácio Lafer, pronunciou o seguinte discurso:
"É com um grande entusiasmo cívico que dou posse aos senhores diretores e membros do Conselho de Administração, nomeados, com tanto acerto na escolha, pelo Sr. Presidente Getúlio Vargas para dirigirem o Banco de Desenvolvimento Econômico. Técnicos e homens experimentados no mundo econômico e financeiro têm como dever precípuo encaminhar a nova instituição para um grandioso destino.
Surge o Banco de Desenvolvimento Econômico para executar as deliberações do Governo, aplicando o máximo de recursos na recuperação de serviços públicos essenciais ao nosso País.
Para aumentar a produção, baratear o custo de vida, desenvolver as nossas riquezas, é condição indispensável reaparelharmos os nossos portos, as nossas estradas e proporcionar maior potencial de energia elétrica, cuidando igualmente de outros setores vitais  para o nosso crescente enriquecimento. Acredito que dentro de dois anos todos nossos portos estarão dragados. O planejamento da Comissão Mista Brasil - Estados Unidos é sem dúvida o mais notável trabalho até hoje feito entre nós. Os estudos sobre as ferrovias estão adiantados e alguns já aprovados. Em tão pouco tempo seria difícil fazer mais, dispendendo tão pouco. Mais um ano e o Brasil terá seus problemas básicos de transporte e navegação devidamente planejados.
Além da aplicação de acordo com as decisões do Governo cumpre ainda outra tarefa ao Banco: é de fiscalizar o honesto,  rigoroso e eficiente emprego dos recursos obtidos pelos financiamentos externos e internos.
Precisamos também criar a convicção que esses recursos não são fornecidos gratuitamente. Todo o serviço financiado deverá restituir ao Banco o que recebeu e mais juros, pois um serviço que não se paga é anti-econômico e prejudicial e não deve ser executado.
Creio que esta primeira fase será seguida por outra que converterá o Banco de Desenvolvimento Econômico no grande Banco de investimentos do Brasil.
Precisamos corresponder à confiança que o Presidente Getúlio Vargas, o orientador de toda  planificação, e o Congresso Nacional em nós depositaram.
Recebam a Diretoria e o Conselho os meus cumprimentos neste momento em que se empossam e se inicia a vida de um dos instrumentos que mais decisivamente poderão contribuir para o progresso do Brasil e maior bem estar para seu povo!"
Em nome de seus colegas, o Sr. Ari Torres, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, falou a seguir, sendo muito aplaudido.



Outras:
. Crianças mostram no Rio a força de 17 projetos sociais
. BNDES chega aos 50 como empresa do ano em comunicação.
. BNDES recupera igreja de Nossa Senhora da Saúde
. BNDES abre os "Caminhos do Contemporâneo"
. Tomou posse a primeira diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
. O Destino do Banco de Desenvolvimento
. Nelson Motta
. Gilberto Gil
. João Ubaldo Ribeiro
. Nélida Piñon
. Carlos Heitor Cony
. Brasil em 50 Anos de História
. Todos eles já fizeram 50 anos
. Igreja de Tiradentes