Igreja de Tiradentes

 

O Globo On Line
Data: Sexta-feira, 19 de abril de 2002

Tiradentes reabre igreja restaurada

BELO HORIZONTE.  Após quase quatro anos de pesquisas e obras de restauração, com  investimentos de R$ 2 milhões, a igreja matriz de Santo Antônio, do século XVIII, em Tiradentes, uma das mais belas cidades históricas de Minas, será entregue à população neste fim de semana.

Amanhã, uma grande festa marcará a entrega do monumento. Resultado de uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a Paróquia de Santo Antônio e a população da cidade, a reforma da igreja serviu também para recuperar a história do monumento e dos costumes da época.

- Começamos a trabalhar no projeto há três anos. Fizemos pesquisas, escavações e restaurações. Só depois disso começamos as obras, no início do ano passado - explicou a gerente de Patrimônio e Ecologia da Fundação Roberto Marinho, Sílvia Finguerut.

Maior dificuldade foi a recuperação da estrutura

Segundo Sílvia, o principal desafio foi a recuperação das fundações do monumento, abaladas pelo constante acúmulo de águas de chuva. As infiltrações ameaçavam a fachada, projetada por Aleijadinho.

O projeto incluiu ainda novidades para os visitantes que contarão, por exemplo, com um serviço de roteiro narrado. Um guia, previamente treinado, dará todas as informações a respeito da igreja, que teve sua construção iniciada no século XVIII, mas só ficou pronta meio século depois.

Para a inauguração, a prefeitura de Tiradentes preparou uma grande festa. Haverá a apresentação do coral e da Orquestra de Câmara Pró-Música de Juiz de Fora. No repertório, "Abertura em ré", de padre José Maurício, "Missa em dó maior", de Mozart, e "Aleluia", de Haendel. Representantes dos parceiros do empreendimento, moradores da cidade e turistas verão, pela primeira vez, o roteiro narrado, os tons reluzentes das obras em ouro, que receberam tratamento especial, e também as cores da pintura, que agora resgatam a tradição do século XVIII.

- Descobrimos tintas sobre tintas até encontrarmos os tons originais - disse Sílvia.

A matriz teve a parte elétrica totalmente substituída e ganhou novos sistemas de iluminação, som e de combate a incêndios. Além disso, a comunicação visual foi programada para facilitar a visita, orientando o turista sobre altares, quadros e imagens. Os bancos e o telhado foram trocados.

Convênio promoveu curso para guias

Mas, além da beleza renovada do monumento, os moradores de Tiradentes têm outras razões para comemorar. Como parte das ações previstas no projeto, foi realizado um curso para formar guias. As aulas, ministradas pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac), trataram de temas como ética e trabalho, educação patrimonial, atendimento ao público e a história da cidade.

Veja acima o vídeo da festa de inauguração noticiada no Jornal Nacional.



Outras:
. Crianças mostram no Rio a força de 17 projetos sociais
. BNDES chega aos 50 como empresa do ano em comunicação.
. BNDES recupera igreja de Nossa Senhora da Saúde
. BNDES abre os "Caminhos do Contemporâneo"
. Tomou posse a primeira diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
. O Destino do Banco de Desenvolvimento
. Nelson Motta
. Gilberto Gil
. João Ubaldo Ribeiro
. Nélida Piñon
. Carlos Heitor Cony
. Brasil em 50 Anos de História
. Todos eles já fizeram 50 anos
. Igreja de Tiradentes