BNDES financia pólo petroquímico no Nordeste

Considerado um dos principais projetos petroquímicos do Brasil, o pólo de Camaçari, na Bahia, teve 60% de seus investimentos bancados pelo BNDES. Com início de atividades em 1978, o complexo petroquímico foi o primeiro planejado do País.

Hoje, Camaçari coleciona marcas significativas: é o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, com mais de 60 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade. Lá estão representadas a metalurgia do cobre, a indústria automotiva, de celulose, têxtil, de bebidas e de serviços, que juntas faturam cerca de US$ 5 bilhões anualmente. As empresas também são responsáveis por 12 mil empregos diretos e outras 11 mil vagas indiretas.

Com uma capacidade instalada acima de 8 milhões de toneladas/ano de produtos químicos e petroquímicos básicos, intermediários e finais, o pólo atende a mais da metade das necessidades de produtos químicos e petroquímicos do País. O apoio do BNDES a projetos dessa natureza é determinante para promover a interiorização do desenvolvimento econômico.

 

Foto: Divulgação



Outras:
. Petroflex fortalece parque industrial brasileiro
. Brasil lança o Proálcool
. Carajás e as conquistas da Vale
. BNDES financia pólo petroquímico no Nordeste
. BNDES faz história com a Aracruz Celulose
. A energia que gerou uma cidade
. Manchetes da Década de 70
. Brasil descobre primeiras amostras de petróleo
. País entra na era da alta tecnologia
. PIB brasileiro cresce 14%
















Década de 50Década de 60Década de 70Década de 80Década de 90