Em 1965, uma revolução na telefonia brasileira

O ano é 1965 e o Brasil tem urgência de comunicação.

Com o objetivo de encurtar distâncias e facilitar o desenvolvimento, é criada a Embratel. Naquela época, o País contava apenas com cerca de 1,3 milhão de telefones, três sistemas de microondas (Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas, Rio de Janeiro-Belo Horizonte e Rio de Janeiro-Brasília) e alguns circuitos de rádio ligando a capital do País às capitais dos estados. Para as comunicações internacionais, só existiam 39 circuitos de voz e alguns canais telegráficos.

A necessidade de modernização leva a empresa a importantes conquistas já na sua primeira década de atividade: em 1969, a Embratel passa a exercer o controle sobre todos os equipamentos e operação das telecomunicações interestaduais e internacionais do País. Também promove a primeira transmissão comercial de televisão via satélite, exibindo o lançamento da nave Apolo 9, que realizou experiências de acoplamento com um módulo lunar.

Hoje, o Brasil está ligado ao resto do mundo por todos os meios de comunicação. São mais de 25 milhões de terminais telefônicos no País, o que representa 14 terminais para cada grupo de 100 habitantes.



Outras:
. Zona Franca reduz desigualdades regionais
. Castello Branco transporta a prosperidade paulista
. Uma nova política de proteção ao índio
. Com o Banco Central, o sistema bancário evolui
. Uma revolução em Três Marias
. Em 1965, uma revolução na telefonia brasileira
. Manchetes da Década de 60: Eletrobrás gera energia para um novo Brasil (1962)
. Aumentam as exportações de industrializados
. Com indústria forte, Brasil descobre poupança e consórcio
. Futebol brasileiro dá um show no México
















Década de 50Década de 60Década de 70Década de 80Década de 90