Suape torna o Nordeste mais competitivo

O desenvolvimento da economia brasileira registrado nos anos 70, com o crescimento das diversas regiões do País, torna necessária a construção, nos anos seguintes, de novos pontos de escoamento da produção nacional, ávida por novos mercados. Na década de 80, o estado de Pernambuco, com a inauguração do Porto de Suape, deu um importante passo na busca por condições econômicas mais competitivas.

A localização estratégica do Cabo de Santo Agostinho, no litoral do estado, e a crescente representatividade econômica da região nordeste, tornavam necessária a criação de um ponto de concentração e distribuição de mercadorias local. É com base nesses atrativos que foi inaugurado, em abril de 1984, o Porto de Suape, símbolo do Brasil moderno. O início das atividades do novo porto foi marcado pelo embarque de álcool, através do Píer de Granéis Líquidos, arrendado à Petrobras.

Erguido na parte mais oriental do Nordeste brasileiro e do continente, na confluência de grandes rotas comerciais do Atlântico, Suape permite uma rápida conexão com os portos mais importantes do mundo. Porto de águas profundas, tem capacidade para receber navios de até 170 mil toneladas, contabilizando cerca de 4 milhões de toneladas/ano de mercadorias.

A modernidade do Complexo Industrial Portuário de Suape impressiona e orgulha os brasileiros: o porto conta com toda a infra-estrutura necessária para operações de carga e descarga, inclusive píer de granéis líquidos, armazéns e um porto interno para acesso de navios de grande porte. Além disso, dispõe de sistemas próprios de suprimento de água, energia elétrica e gás natural, além de áreas para futura expansão. A partir de Suape, o Brasil amplia sua presença no mercado global.



Outras:
. Suape torna o Nordeste mais competitivo
. Ponte Presidente Tancredo Neves liga Brasil e Argentina
. Angra 1: o Brasil na vanguarda da geração de energia
. E o metrô chega à Zona Norte do Rio
. BNDES na vanguarda da globalização
. Amazônia gera energia para o Brasil
. Manchetes da Década de 80
. BNDES equilibra investimentos regionais
. Brasil avança na exportação de bens de capital
. País se mobiliza pelas diretas
















Década de 50Década de 60Década de 70Década de 80Década de 90