José Benedeti Marcommim - Agricultor em Santa Terezinha de Itaipu (PR)

Nasceu em Araranguá (SC), em 1948. Filho de agricultores italianos, cresceu em Rio Morto (SC). Atualmente possui uma pequena propriedade agrícola em Santa Terezinha de Itaipu (PR), onde mora com a esposa e os cinco filhos.

"Desde que me conheço por gente, eu já trabalhava na roça de arroz lá em Araranguá. Antigamente, o serviço era todo feito à mão, tudo cortado na foicinha e carregado em carro de boi no meio de banhado. Como a nossa terra era pouquinha, um dia resolvemos vir para o Paraná e compramos doze alqueires aqui. Levamos cinco dias de viagem até chegar em Santa Terezinha, que na época se chamava Criciúma. Sabe como era a paisagem da região quando nós chegamos aqui? Você olhava pra um lado, era mato, olhava pro outro, era mato também. Você derrubava um alqueire e primeiro fazia a sua casa lá, daí passava um tempo e continuava a desmatar para fazer as roças. Era desse jeito.

Naquela época, não tinha luz, não tinha rua iluminada. Quem podia botava um gerador e transformava energia com o gerador, mas mesmo assim só ligava umas duas horas por noite. O começo da energia aqui foi assim: nós pegávamos um jipinho, oito peões em cima, e aí vínhamos abrindo a picada colocando cerne de madeira, os postes. A gente cortava o cerne e já fazia o buraco ali mesmo. Enterrava, fazia cruzeta em cima e daí veio a fiação, tudo desse jeito: na foice, no machado. Na época de Itaipu, o pessoal falava que ia mudar tudo, que ia dar terremoto; diziam que ninguém ia agüentar o calor do sol. Mas nada disso aconteceu.

Quando veio, enfim, a eletricidade, em 1975, 76, por aí, foi numa véspera de Natal. Nós tínhamos ido para Medianeira e lá fizemos as compras de geladeira, tudo, mas aí os funcionários não vinham fazer a ligação. Nós acabamos tendo que dar um porco para o cara ir lá e bater a chave, para poder ter a energia no fim do ano. Ainda passamos o Natal sem energia. Ela só veio no primeiro do ano, mas dali pra frente não faltou mais. Aonde nós íamos, tinha energia."

>> Este depoimento é parte integrante da exposição comemorativa dos 50 anos do BNDES, realizada na sede do Banco no Rio de Janeiro. A mostra, organizada pelo Museu da Pessoa, reúne histórias de um grande número de brasileiros que tiveram sua vida transformada pela ação do BNDES.



Outras:
. Raí - Diretor da Fundação Gol de Letra.
. NILDEMAR SECCHES - Ex-Diretor do BNDES
. Isac Zagury - Diretor do BNDES.
. FERNANDO PERRONE, ex-Diretor do BNDES e Sérgio Besserman, presidente do IBGE.
. EDUARDO MODIANO, ex-Presidente do BNDES
. Oscar José Gonçalves - Produtor cultural e Diretor de Artes Cênicas e Música da FUNARJ
. Sérgio Soares de Almeida - Entregador de Pizza na Rocinha (RJ)
. Ricardo Pinto Nogueira - Superintendente Bovespa
. Oldemar Alonso Cordeiro - Ferroviário Aposentado
. Marilda Martins Monteiro - Funcionária Pública aposentada
. Maria Pedroso Marcommim - Agricultora Paranaense
. José Benedeti Marcommim - Agricultor em Santa Terezinha de Itaipu (PR)
. João Bosco - Fotógrafo
. Gezo Rodrigues de Almeida - Produtor rural em Goiás
. Francisco Plácido Henriques - Gráfico paraibano
. Dora Isabel do Araújo Andrade - Fundadora da ONG Edisca
. Ademir Sebastião Longatti - Pároco em Tiradentes (MG)
. Henrique Morelenbaum - Maestro e professor
. Mauro Thibau, Ministro de Minas e Energia no período de 1964 a 1967
. Márcio Fortes - Ex-presidente do BNDES
. Lula Vieira, Publicitário, um dos diretores da V&S Comunicações
. Depoimentos sobre a desestatização
. Eleazar de Carvalho Filho - Presidente do BNDES
. Henrique Lessa - Caminhoneiro
. Rachel de Queiroz - Escritora
. Depoimentos Diversos
Projeto Memória / 1982