BNDES chega aos 50 como empresa do ano em comunicação.

Livia Ferrari

O Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), neste ano em que completa 50 anos de atividades, dá demonstrações claras de que sua atuação vai muito além da rotina de financiar projeto de investimento  produtivo no País.

Responsável pelo sucesso de grande parte das empresas do Brasil, o banco, maior agente do desenvolvimento brasileiro, revela-se craque na área da comunicação com seu público e com a sociedade. Tanto que o BNDES foi eleito "Empresa do Ano em Comunicação Empresarial" pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O banco foi premiado pelo conjunto de ações de comunicação planejadas e implementadas pela superintendência de comunicação e cultura. Para disputar a premiação de 2002 foram inscritos, em todo o País, 1,45 mil casos de comunicação empresarial. A entrega do prêmio acontece nesta segunda-feira no auditório do BNDES, no Rio.

"É uma premiação muito importante para o banco, que desde 2000, com seu planejamento estratégico, vem implementando política mais agressiva de comunicação", destaca Elizabeth Maria de São Paulo, superintendente da área de comunicação e cultura da instituição. A nova orientação na atividade de comunicação segue a lógica de atuação do BNDES como um todo, que passou, nos últimos anos, a dar maior apoio ao microcrédito, a pequenas e médias empresas, ao desenvolvimento regional e demais segmentos da sociedade. "Tudo isso forçou mudanças na forma de o BNDES se comunicar com seu crescente público", diz Elizabeth Maria.


Orçamento maior

Funcionária de carreira, há vinte anos no BNDES, ela dispõe este ano de um orçamento de R$ 3 milhões para tocar as atividades de sua superintendência, ligada diretamente à presidência do banco. "O orçamento deste ano superou em cerca de R$ 1 milhão a média histórica anual", diz ela, referindo-se à organização de diversos eventos relacionados aos 50 anos da instituição.

A conquista do prêmio na área de comunicação empresarial deveu-se, em grande parte, à preocupação do BNDES em descentralizar informação, com o objetivo de facilitar o acesso da sociedade às atividades do banco. Importante passo nesse sentido foi a completa reformulação, no ano passado, do site do banco, que passou a disponibilizar informações detalhadas sobre os programas de atuação, como regras de operação de financiamento, condições financeiras dos empréstimos, apresentação de formulários, entre outros. Elizabeth Maria comemora o bom número de visitação do site, com quase 4 milhões de page views no período janeiro-julho de 2002. Pela internet, o BNDES disponibilizou um serviço de atendimento "fale conosco", que responde, em média, 48 horas às dúvidas dos clientes.

Além dos serviços de atendimento ao público, a área de comunicação do BNDES envolve também os setores de imprensa, divulgação, publicidade, apoio a atividades culturais, entre elas o cinema. Nesse processo de facilitação de acesso, o BNDES está instalando "postos avançados", que são representações em diversos estados.

A superintendência cuida também dos folhetos do banco, que, além de serem traduzidos para o inglês e o espanhol, passaram a ser impressos em russo, polonês, chinês e japonês, acompanhando as missões empresariais realizadas pelo governo nos últimos anos.

Mas a mais nova realização do BNDES na área de comunicação empresarial será conhecida no dia 13 de setembro, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso lançará livro sobre a história dos 50 anos do banco. A publicação foi coordenada pela equipe de Elizabeth Maria e, diante do vasto material coletado, a superintendente do banco já tem carta branca para implementar projeto para criação de um centro de memória e referência de pesquisas.




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